Tuesday, September 29, 2009

Meu Processo Criativo
































































































     Oi pessoal,
     Dessa vez, vou mostrar como se dá o meu processo criativo na produção de Histórias em Quadrinhos.

1- A primeira etapa é a leitura do roteiro por inteiro. Sei que é cansativo, mas deve ser lido por inteiro. Nessa leitura, eu sinto a estória e vou escrevendo em um papel as referencias que precisarei solicitar ao meu editor.
2- Na segunda lida, ja vou rabiscando cada cena no próprio roteiro, ao lado do texto que a descreve.
3- Após as duas primeiras etapas, eu imprimo em um papel formato A4, as medidas oficiais das páginas em escala reduzida. Imprimo 8 medidas dessas em um única folha. Portanto são 3 folhas de layout por HQ.
4- Sigo então à fase dos layouts. É a etapa de planejamento da HQ. Nela eu escolho e determino os ângulos, tamanho dos quadros, diagramação, bem como a melhor maneira de narrar determinada estória.
5- Após o termino do planejamento dos layouts, aguardo a aprovação deles pelo editor. Iniciando-se assim, a fase do desenho e da arte final.

E é assim que faço meu trabalho! Espero que gostem!

5 comments:

studios Cariri said...

muito interessante seu processo criativo e bem dinamico, onde vc ja vai esboçando em cima do proprio roteiro, para não perder o fio da meada, legal, parabéns!

Manganiac said...

Muito 10 Jack ^^
Por um lado é muita responsabilidade... por outro, tem que ser muito criativo e ter bastante confiança para acertar cada quadro... (imaginava que seria necessário várias versões de uma mesma página, para que os editores escolhecem uma favorita)

Jack Herbert said...

Oi Pessoal, gostei da iniciativa de vcs em formarem o Estudio Cariri! Quando puderem nos visitem aqui em João Pessoa!
Oi Manganiac, interessante sua dúvida com relação ao processo de trabalho. Mas realmente, o artista pode fazer mais de uma versão da mesma página se quiser, mas creio que isso atrasaria um pouco o processo. Por isso que o editor da uma checada no que vc fez, e diz se deve prosseguir ou se precisa modificar alguma coisa. :)

Geraldo Borges said...

Cara, adorei seu processo criativo. Hoje estou fazendo experiência em desenhar os layouts direto no computador (usando a tablet). Uma das coisas boas da internet é democratizar a informação. E parabéns pelo sensacional trabalho!!!

Carlos Henry said...

Belo passo-à-passo!Bem instrutivo,mostrando praticidade ao fazer as páginas.